top of page

A Gestalt-Terapia

A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica que faz parte do grupo das psicoterapias denominadas “fenomenológico-existenciais” e foi desenvolvida na década de 50 por Fritz Perls, Laura Perls, Paul Goodman e um grupo de terapeutas e intelectuais de diversas áreas da saúde e das ciências humanas.

Ao longo dos anos, os Gestalt-terapeutas que se seguiram aos fundadores foram desenvolvendo uma vasta literatura que faz dela não apenas uma abordagem psicoterapêutica, mas também uma ética, uma estética e uma filosofia de vida.

Como é a gestalt-terapia?

Em Gestalt-terapia enfatiza-se o contato amplo do indivíduo consigo mesmo, com as demais pessoas e com todo o contexto em que ele se desenvolve. A maneira como cada pessoa realiza esse contato pode originar um funcionamento psíquico mais ou menos harmônico. A consciência a respeito das próprias necessidades e a construção de estratégias e ferramentas para satisfazê-las, encontra-se intimamente relacionada ao modo como cada pessoa realiza o contato consigo mesma e com o campo em que ela se desenvolve.

A forma de atuação do gestalt-terapeuta será primordialmente no sentido de facilitar uma ampliação da percepção do cliente a respeito de si mesmo e do campo em que ele está inserido, ou seja, de uma otimização do contato. Esta estratégia visa, em primeiro lugar, à conscientização das necessidades, que em muitos momentos se encontram camufladas por sintomas diversos. Num segundo momento, busca-se resgatar o ser criador que cada pessoa traz em si e do qual pode ter esquecido. Facilita-se a construção de uma postura ativa diante da vida, e o resgate do potencial criador inerente ao ser humano; o que dá lugar à satisfação das verdadeiras necessidades, de um modo mais saudável e consciente.

As estratégias psicoterápicas usadas em Gestalt-terapia são variadas e vão desde a utilização da verbalização e escrita até a utilização de recursos lúdicos e artísticos, como a dramatização, a visualização, o uso de pintura, recortes, sucata, jogo de areia etc. A forma como esses recursos são utilizados encontra-se na dependência do momento terapêutico; cabe ao psicoterapeuta escolher o que pode ser mais interessante para aquela pessoa, sendo respeitadas as suas necessidades e limites. O objetivo principal da utilização desses recursos é de propiciar uma ampla consciência por parte do cliente, para que ele possa se sentir mais autônomo diante das suas vivências.

Pedras do zen
Jardim zen

O que ela pode lhe trazer?

Promover novos olhares para a vida, facilitar a descoberta de novos caminhos a trilhar e novas escolhas, favorecendo uma maior compreensão e aceitação a respeito de si mesmo, permitindo, assim, o enfrentamento das mais diversas situações cotidianas com mais consciência e criatividade.

A Gestal Terapia pode lhe ajudar a ressignificar vivências, trabalhando mediante a utilização de recursos técnicos verbais e não verbais, que estimulam a resolução de conflitos e problemas, visando o fechamento de gestalten e à integração das mais diversas polaridades.

bottom of page